Comunicados

Licença FIDE para Árbitros

23/10/2012 - 17:15

Para conhecimento dos Srs (e Sras.) Árbitros (as) do Quadro da CBX e das Federações Filiadas:
A FIDE acaba de divulgar em seu site comunicado dando conhecimento da norma contida no FIDE Handbook B05.6:

Eis o teor do comunicado FIDE ontem editado:

A partir de 01/01/2013 estará em vigor a nova regulamentação para "Licença de Árbitros" perante a FIDE
Vejam a regulamentação que está publicada no FIDE Handbook (B.05.6)
A principal mudança, em virtude das novas regras, é que a partir de 01/01/2013, a fim de que um torneio seja avaliado, todos os seus árbitros (IA, FA, árbitros das federações nacionais), devem estar devidamente licenciados.
Não será calculado rating FIDE de um torneio com árbitros não-licenciados
O procedimento para pagamento das taxas de licença, será o seguinte:
1. A Federação vai enviar para a Oficina da FIDE a lista com todos os seus árbitros (AIs, AF e árbitros das federações nacionais), que deverão obter a licença.
2. FIDE vai enviar para a Federação a fatura com as taxas de licença a serem pagas de acordo com a regulamentação (art.6.3).
3. A Federação irá coletar as taxas e repassá-las para a FIDE.
4. A FIDE enviará à Federação os cartões para seus árbitros licenciados e eles estarão credenciados para arbitrar qualquer torneio válido para rating ou norma FIDE.
A licença é vitalícia e somente será cobrada novamente se o AI ou AF constar da lista de inativos. Para os árbitros do quadro das federações nacionais a licença é vitalícia.
Considerando que as Federações precisam ter árbitros licenciados para os seus primeiros eventos de 2013, é aconselhável enviar à FIDE, até 05.12.2012, as respectivas listas com seus árbitros licenciados, para que os os mesmos tenham a sua licença em dia antes que se iniciem os torneios que arbitrarão.
Para dirimir dúvidas ou quaisquer informações adicionais, por favor entrem em contato com o presidente da Comissão de Árbitros FIDE "IA Panagiotis Nikolopoulos (takisnik@yahoo.com)
ou '(Comissão de Árbitros FIDE fidearbiters@gmail.com ).
Com os cumprimentos IA Panagiotis Nikolopoulos presidente da Comissão de Árbitros da FIDE

http://www.fide.com/component/content/article/1-fide-news/6546-arbiters-license.html"> Leia aqui o Comunicado FIDE sobre Licença de Árbitro

http://www.fide.com/fide/handbook.html?id=14&view=category"> Leia aqui a nova norma no FIDE Handbook

Será editado nos próximos dias Comunicado CBX orientando árbitros e federações sobre os procedimentos necessários à obtenção da Licença FIDE (com prazos, valores em moeda corrente nacional, etc...)

Twitter Youtube Facebook