Comunicados

Comunicado CBX nº 15/2019: Complementando - Xadrez nos JUBS

04/02/2019 - 22:46

A CBX recebeu uma segunda nota da CBDU, na qual supostamente seu presidente, Luciano Cabral, confirma que voltou atrás em sua decisão monocrática do mês passado, quando retirou a modalidade de xadrez do JUBs, retornando-a aos JUBS.
Nessa segunda nota comenta que não foi a pressão que o fez recuar e voltar atrás em sua decisão de retirar o xadrez do JUBS, no entanto o próprio texto deixa perceber que a ação da CBX ao criar o Brasileiro de XADREZ universitário fez com que percebesse, somente agora, que perdeu um espaço importante e que abriu um precedente que pode e deve ser acompanhado por outras Confederações. Muito embora tenha exposto outros motivos, mas as medidas da CBX em conjunto com a pressão dos jogadores universitários de xadrez e das Federações Universitárias Estaduais, foram as responsáveis pelo retorno de nossa modalidade aos JUBs.
Ainda sobre a segunda Nota do presidente da CBDU, afirmamos que é de seu puro alvitre as parcerias que firma para organizar suas competições, mesmo que seja com uma empresa de eventos de sua própria cidade, muito embora gere interrogações, que não devem ser explicadas à CBX mas sim às Federações Universitárias Estaduais.
Deve-se ressaltar que quando a CBDU solicitou que a CBX ajudasse na realização da modalidade nos JUBs, nos prontificamos a ajudar e que durante a parceria de 2 anos, essa competição foi realizada da melhor maneira possível pela CBX. Em outros momentos chegando inclusive a pagar passagem de árbitro para que a modalidade não fosse prejudicada, mesmo sabendo que a CBDU recebe verba pública .
Mesmo no Mundial Universitário, apesar de toda desorganização da CBDU, uma das filiadas da CBX, a Federação Sergipana de Xadrez, ajudou cedendo material de jogo e programa de emparceiramento, sem cobrança por isso, conforme relatado e o nosso corpo técnico salvou a competição através dos árbitros Internacionais Pedro Caetano e outros árbitros Nacionais e regionais .
A respeito dos Campeonatos Brasileiros de Xadrez das Universidades ou Universitário:
A CBX é a entidade nacional responsável pelo Xadrez Nacional e que realiza os eventos de XADREZ a nível Nacional. Por isso Todos os Campeonatos Brasileiros de Xadrez de qualquer variante são promovidos, geridos e realizados pela CBX, ou quem por ela outorgado.
Inclusive, vale ressaltar, que o Campeonato Pan-americano Universitário de Xadrez, cujo link vem a seguir https://www.fideamerica.com/index.php/calendario, consta no calendário e que em 2019 vai ser realizado na Colômbia, organizado pela Federação de Xadrez Pan-americana e não pela Federação Universitária Pan-americana.
Finalizamos registrando nossa indignação com toda essa situação supostamente gerada pelo presidente da CBDU, através de uma decisão passional e monocrática, que de tão esdrúxula teve que ser reparada, depois de muita pressão dos enxadristas universitários, Federações Universitárias Estaduais e Confederação Brasileira de Xadrez, fazendo com que tivesse que voltar atrás.
Esperamos que toda essa situação sirva de lição para o Presidente da CBDU e que o xadrez receba a partir de agora tratamento digno nos JUBS.

Twitter Youtube Facebook