Comunicados

Comunicado CBX nº 23/2019: Regulamento Equipe Olimpica Absoluta

27/02/2019 - 12:33


Inicialmente a diretoria da CBX agradece a todos que colaboraram enviando sugestões sobre os critérios para definição das Equipes Olímpicas Brasileiras.

Os critérios para convocação da Equipe Olímpica Feminina foram analisados anteriormente, chegando-se a conclusão que estão bem coerente e satisfatórios, já que é notório o melhoramento técnico e de renovação desse naipe com as politicas explicitadas no Comunicado CBX nº 16/2019.
Em primeira análise sobre os critérios de convocação da Equipe Olímpica Absoluto ficou claro que seria necessário melhorar o texto do regulamento, uma vez que o anterior deixou brecha jurídica para dupla interpretação.
Em seguida os critérios técnicos foram analisados, principalmente devido a atuação não satisfatória na última olimpíada da equipe Absoluta, mesmo com a CBX contratando um dos melhores treinadores do mundo, GM Victor. Moskalenko, e oferecendo boas condições de transporte, com chegada para quase todos os integrantes no dia anterior, para haver uma melhor adaptação ao fuso-horário, e também diretamente em Batumi, diferente de muitas delegações que tiveram trecho de deslocamento terrestre até de aeroportos distantes
.
Observou-se a necessidade de que além do convocado ter que cumprir o número mínimo de 45 partidas clássicas, válidas para contagem de rating FIDE STD, também que pelo menos 1 (um) desses torneios seja de alto nível e fazendo parte do Ciclo do Mundial, seja Continental ou Zonal.
Ainda verificada a necessidade de uma renovação na equipe olímpica absoluto, tendo em vista não somente a olimpíada de 2020 mas a de 2022 e 2024.

Abaixo o regulamento do Absoluto e na seção de Downloads já podem baixar os Regulamentos das Equipes Olimpicas Absoluto e Feminina:

Art. 3º A convocação da equipe absoluta observará os seguintes parâmetros:
I – 3 jogadores que obtiverem os melhores ratings STD na FRL de maio de 2020.
II – 2 jogadores com menos de 30 anos em 1 de maio de 2020 que obtiverem os melhores ratings na FRL de Maio de 2020 (Neste caso, o rating mínimo para ser convocado será de 2400).
III – O período para obtenção dos ratings e partidas inicia no dia 01/01/2019 e finda no dia 01/05/2020 (ciclo olímpico absoluto).
IV – O nº mínimo de partidas validas para rating FIDE STD durante o ciclo olímpico será de 45 (quarenta e cinco) para que o jogador esteja habilitado a ser convocado.
V- O Jogador deverá participar de torneios fortes tecnicamente, sendo obrigatório pelo menos 1 (um) torneio válido para o Ciclo Mundial (Continental ou Zonal).
VI- Quando houver empate no rating da citada FRL entre jogadores que disputam a vaga, valerá como critério a média da melhor performance em Olimpíadas anteriores (critério técnico). Se algum dos jogadores empatados não tiver participado em alguma Olimpíada, então, o critério será o número de partidas jogadas no atual Ciclo Olímpico (critério participativo).

Art. 4º A convocação será feita por intermédio de Comunicado CBX.

Art. 5º O jogador só poderá estar convocado se não estiver cumprindo punição disciplinar ou administrativa.

Twitter Youtube Facebook