Comunicados

Comunicado CBX nº 14/2020: Comunicado FIDE America sobre Corona Virus

14/03/2020 - 12:34

Abordagem da CCA ao COVID-19

A Confederação de Adjedrez para a América Inc. (CCA) leva muito a sério o nosso papel de principal federação esportiva da região. O Conselho da CCA está monitorando ativamente a situação com o novo coronavírus (COVID-19) e estamos nos comunicando com as federações anfitriãs sobre nossos próximos eventos e outras partes interessadas em relação às estratégias de mitigação de riscos. Essas estratégias incluem, entre outras, maior higiene, diretrizes de viagem e contato com agências governamentais para se preparar para possíveis casos.

Embora algumas federações anfitriãs estejam em vários estágios do processo de planejamento, devido ao cronograma de seu evento, o cerne de nossos esforços é a educação das pessoas sobre as etapas que elas podem tomar para se proteger e a outras pessoas, nomeadamente através do compartilhamento de informações e da adoção. dos protocolos de higiene estabelecidos publicados pela FIDE.

Para esse fim, o Conselho da CCA endossou o pedido da Federação de Xadrez da Guiana para adiar o Campeonato de Xadrez da CARIFTA, programado para os dias 9 a 14 de abril de 2020, e recomenda que os organizadores dos quatro eventos seguintes, programados entre 1 e 30 de abril, ser adiado:

1. Panamercano Seniors, Montevidéu Uruguai
2. 2.3.2 Subzonal, San Salvador, El Salvador
3. Junior sul-americano com menos de 20 anos, Salinas, Equador
4. Absoluto Continental, Santiago, Chile

O Conselho da CCA também aprovou a renúncia às multas por alteração de data para os cinco eventos acima e, em 30 de abril, emitirá recomendações adicionais à medida que os eventos se desenrolam.

Como o motivo do adiamento é de força maior e foi declarado pela Organização Mundial da Saúde como uma pandemia, nem a FIDE nem a CCA, nem os organizadores podem ser responsáveis ??pelas despesas incorridas pelos participantes, incluindo despesas de viagem e passagens aéreas.

Estamos buscando a cooperação de todos, inclusive dos participantes nos próximos eventos, para fazer parte de nossos esforços de prevenção.

Caso um organizador decida continuar com o evento, o Conselho da CCA exige um plano completo e detalhado de como garantirá a segurança dos participantes e uma garantia das autoridades governamentais relevantes de que os participantes poderão entrar e sair do país. Em tais circunstâncias, a CCA ou a FIDE não assumem qualquer responsabilidade pela decisão do organizador de não adiar.

Twitter Youtube Facebook