Arbitragem

118ª Questão: Anotação

27/02/2013 - 18:26

Pergunta: Na 1ª rodada de um torneio STD, Brancas estavam apuradas no tempo (seta pendurada).
Pretas dispunham de cerca de 10 min.
Pretas faziam o lance, calmamente anotavam o lance já efetuado e somente depois acionavam o relógio.
Não é errado o procedimento das Pretas?
A sequência correta não seria:
1) fazer o lance, 2) acionar o relógio, 3) e aí então anotar o lance na planilha?
O árbitro poderia aplicar penalidade para as Pretas por conta de estar anotando antes de acionar o relógio?



Resposta: Há os seguintes dispositivos na Lei do Xadrez vigente que versam sobre a questão:

6.7.a Durante a partida cada jogador, depois de fazer seu lance no tabuleiro, deverá parar seu próprio relógio e acionar o relógio de seu oponente.

8.1 Durante a partida é requerido a cada jogador anotar na planilha' ..., em notação algébrica ... os próprios lances e os do oponente, de maneira correta, lance a lance, tão claro e legível quanto possível. É proibido anotar o lance antes de efetuá-lo no tabuleiro ...

O procedimento adotado pelas Pretas observa o disposto nos artigos mencionados.

A lei veda que a anotação seja feita antes de efetuar o lance no tabuleiro; mas não proíbe que Pretas anotem o lance antes do acionamento do relógio.
Embora não seja o comportamento normalmente adotado pela maioria dos jogadores, está rigorosamente dentro do figurino.
Portanto, após efetuado o lance é facultado ao jogador decidir se o anota antes ou depois de acionar o relógio.
O ritual não colide com o disposto na lei e o árbitro não pode aplicar qualquer penalidade às Pretas.