Arbitragem

120ª Questão: Rei em xeque

03/03/2013 - 00:16

Pergunta: Pretas deram xeque de dama, Brancas não perceberam, tocando num cavalo para fazer um lance. Brancas estariam obrigadas a jogar com o cavalo (peça tocada)?

Resposta: Vejamos o que diz a lei sobre a questão:

3.9 Diz-se que o rei está em xeque se estiver atacado por uma ou mais peças do oponente ... Nenhuma peça pode ser movida de modo que exponha ou deixe o seu próprio rei em xeque.

4.2 Desde que antes manifeste sua intenção, por exemplo, dizendo eu arrumo ... o jogador que tem a vez de jogar pode arrumar uma ou mais peças em suas casas.

4.3 Excetuado o disposto no Artigo 4.2, se o jogador que tem a vez de jogar toca
a. deliberadamente no tabuleiro uma ou mais de suas próprias peças, deverá jogar a primeira peça tocada que possa ser movida, ou
b. uma ou mais peças de seu adversário, deverá capturar a primeira peça tocada, que possa ser capturada, ou
c. uma peça de cada cor, deverá capturar a peça do oponente com a sua peça ou, se isso for ilegal, mover ou capturar a primeira peça tocada que possa ser jogada ou capturada. Se não estiver claro qual peça foi tocada antes, deve-se considerar que a peça do próprio jogador foi tocada antes da do seu oponente.

4.5 Se nenhuma das peças tocadas pode ser movida ou capturada, o jogador pode fazer qualquer jogada legal.


As alternativas para as brancas resolverem a questão do xeque são:
- fazer um lance legal com o rei, ou seja, mover o rei para uma casa não atacada pelas peças ou peões inimigos
- capturar a peça que está dando o xeque
- cobrir o xeque

Conclusão:
Portando, se com um lance legal, o cavalo tocado puder defender o rei branco do xeque, ou puder capturar a peça que está dando xeque no rei, Brancas terão que jogar com o cavalo devido à regra 'peça deliberadamente tocada é peça jogada'.
Por outro lado, se nenhuma jogada com o cavalo (tocado) resolve a questão do xeque, a regra peça tocada ... não se aplica à situação, podendo Brancas executarem qualquer outro lance legal que não deixe o seu rei continuar em xeque.

Esta é uma questão comum em competições escolares.