Arbitragem

122ª Questão: Queda de seta vs Rei nu!

07/03/2013 - 12:20

Pergunta: Gostaria que me esclarecesse uma dúvida: Num IRT o jogador das brancas tem material para o mate, mas a seta cai e o jogador das pretas só tem o rei. O resultado seria 0,5 x 0,5? Ou poderia ser 0 - 0,5?

Resposta: Se cair a seta do relógio do jogador das Brancas e as Pretas tiverem material suficiente para dar mate, o resultado será [0-1].
Mas, se Pretas tiverem somente o rei (Pretas com rei nu!) a partida estará empatada [1/2 - 1/2]. Isto é o que está dito, em outras palavras, no art. 6.9 da lei do xadrez.

Art. 6.9 - Exceto onde se aplica uma das disposições contidas nos Artigos 5.1.a, 5.1.b, 5.2.a, 5.2.b e 5.2.c, perderá a partida
o jogador que não completar, em seu tempo, o número prescrito de lances. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do adversário por qualquer série de lances legais possíveis.

Esta questão foi-nos sugerida por José Carlos Leal a quem agradecemos a colaboração.