Arbitragem

124ª Questão: Lance impossível?

11/03/2013 - 14:08

124ª Questão: Lance impossível?

Pergunta: No caso de ocorrer um lance impossivel num torneio no ritmo de 1h KO, qual deve ser o procedimento do arbitro, retirar 2 minutos do infrator ou acrescentar 2 minutos ao oponente?

Resposta: A lei do xadrez estabelece um ritual a ser cumprido por jogadores e árbitros em situações da espécie (rating STD):
Por exemplo, se Brancas fizeram um lance ilegal (lance impossível = lance ilegal), Pretas podem parar o relógio e chamar o árbitro (este se estiver presenciando deverá intervir independentemente de reclamação). Deverá ser restabelecida a posição anterior ao lance ilegal e acrescentados 2 (dois) minutos extras ao relógio das Pretas. O procedimento é o mesmo no primeiro e segundo lances ilegais efetuados durante a partida. No terceiro lance ilegal, o árbitro deve decretar a derrota deste jogador. Isto é o que está dito na lei do xadrez, em outras palavras, nos artigos a seguir transcritos.

7.4a. Se durante uma partida descobrir-se que um lance ilegal , inclusive falha no ritual de promoção de um peão ou captura do rei do oponente, tiver sido completado, deverá ser restabelecida a posição imediatamente anterior à irregularidade. Se a referida posição não puder ser reconstituída, a partida deverá continuar a partir da última posição identificável, anterior à irregularidade. ... Os Artigos 4.3 e 4.6 aplicam-se à jogada que for feita em substituição ao lance ilegal. A partida deverá então continuar a partir da posição restabelecida.
b. Após a adoção das ações descritas no Artigo 7.4.a, para os dois primeiros lances ilegais de um jogador, o árbitro deverá dar dois minutos extras ao oponente a cada instância; para o terceiro lance ilegal do mesmo jogador, o árbitro deverá declarar a partida perdida para este jogador...