Arbitragem

125ª Questão: Anotação em partidas com relógio digital

13/03/2013 - 22:06

Pergunta: Num IRT STD com relógio digital é obrigatória anotação durante toda a partida? Quando o jogador estiver apurado, jogando somente pelo incremento, pode deixar de anotar?

Resposta: A anotação é obrigatória durante toda a partida se o incremento for de pelo menos 30 segundos por lance executado. Se o incremento for inferior a 30 segundos por lance, o jogador poderá deixar de anotar (conforme ocorre nas partidas com relógios analógicos) quando faltarem menos de cinco minutos. Neste caso aplica-se o disposto no art. 8.4 da lei.

Artigos aplicáveis à questão:

8.1 Durante a partida é requerido a cada jogador anotar na 'planilha' prescrita para a competição, em notação álgébrica (Veja Apêndice C), os próprios lances e os do oponente, de maneira correta, lance a lance, tão claro e legível quanto possível...

8.4 Se o jogador tiver menos de cinco minutos em seu relógio em algum momento de um período da partida e não recebe tempo adicional de 30 segundos ou mais acrescentado após cada lance, então pelo tempo remanescente do período não está obrigado a cumprir os requisitos do Artigo 8.1. Imediatamente após a queda de uma das ‘setas’ o jogador deve atualizar a sua planilha antes de mover uma peça no tabuleiro.

Twitter Youtube Facebook