Arbitragem

131ª Questão: RPD - Pate vs Lance Ilegal

08/04/2013 - 12:06

Pergunta: Numa partida disputada em torneio "Ativo" de 25' (supervisão inadequada) com aplicação da regra "lance irregular perde a partida" a posição é a seguinte: Brancas (Rh1), Pretas (Rf2/Bh3/Ce3).
Em extremo apuro de tempo o jogador das Pretas, coloca seu cavalo em f1 afogando o rei adversário; o jogador das Brancas, por puro reflexo, responde com Rh2 e aciona o relógio.
Qual o resultado correto da partida? Empate por afogado, ou Brancas perdem por lance irregular?


Resposta: Vejamos o que diz a Lei do xadrez atualmente em vigor:
A partida está empatada quando o jogador que tem a vez de jogar não tem lance legal possível e o seu rei se encontra em casa não atacada pelas peças do adversário, ou seja, não está em xeque. Foi o que aconteceu quando o jogador das pretas efetuou o lance Cf1. Após este lance a partida terminou com o rei branco em posição 'de pate' (afogado)!
E isto termina imediatamente a partida já que o lance Ce3-f1 que produziu a posição de afogado, foi um lance legal!
O lance das brancas (Rh2) é irrelevante porque foi efetuado após o término da partida.
Portanto o resultado correto da partida é empate devido à posição final ter sido a seguinte:
Brancas (Rh1); Pretas (Rf2/Bh3/Cf1)
Esta questão foi-nos sugerida pelo Mestre Neri Silveira Fº, de Natal (RN), a quem agradecemos a colaboração.

Nota:
Lei do Xadrez
5.2 a. A partida está empatada quando o jogador que tem a vez não tem lance legal e o seu rei não está em xeque. Diz-se que a partida terminou com o rei ‘afogado’. Isto imediatamente termina a partida desde que o lance que produziu a posição de afogado seja um lance legal.

Apêndice da Lei
A4c. Um lance ilegal está completo assim que o relógio do oponente for posto em movimento. O oponente tem então o direito de reclamar que o jogador completou um lance ilegal, desde que não tenha feito seu lance. Apenas após tal reclamação é que o árbitro deverá fazer uma intervenção. Entretanto se ambos os reis estão em xeque ou a promoção de um peão não foi completada, o árbitro deverá intervir, se possível.

Quem estiver interessado em colaborar com questões de arbitragem, favor enviar email para AI Antonio Bento