Arbitragem

134ª Questão: Blitz - Material insuficiente?

22/04/2013 - 22:23

Pergunta: Numa partida no ritmo de 5 min KO, as Brancas têm rei e bispo (de casas pretas) e as Pretas têm rei e bispo (de casas brancas). Qual é a decisão do árbitro após as Pretas acusarem a queda de seta das Brancas?
Resposta:
Diz a lei que perderá a partida o jogador que não completar, em seu tempo, o número prescrito de lances. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do adversário por qualquer série de lances legais possíveis. (art. 6.9)
Neste caso, entretanto, o mate é possível devido ao fato de o bispo das brancas mover-se em casas pretas e o bispo das pretas mover-se em casas brancas, não podendo nenhum dos jogadores cobrir eventual xeque do adversário.
O mate é possível nas seguintes posições finais:
a) Brancas: Rh1, Bg1 - Pretas Rh3, Bf3.
b) Brancas: Ra8, Bb8 - Pretas Ra6, Bc6
Portanto, o árbitro deverá decretar a vitória das pretas.
É claro que se a partida estivesse sendo jogada com relógio digital no ritmo de 2 min + 3 segundos, possivelmente o resultado da partida seria empate.

Quem estiver interessado em colaborar com questões de arbitragem, pode enviar email para o AI Antonio Bento