Arbitragem

135ª Questão: Rei e Bispo vs Rei e 3 peões

28/04/2013 - 12:32

Pergunta:
Questão em discussão na rede social: Brancas com rei e bispo do rei; Pretas com rei e 3 peões. Cai o tempo das pretas. O que o árbitro decide? ... empate ou vitória das Brancas?


Resposta:
Vejamos os artigos da lei do xadrez em vigor, aplicáveis à questão em discussão na rede social.
Art. 6.9
"Exceto onde se aplica uma das disposições contidas nos Artigos ... perderá a partida o jogador que não completar, em seu tempo, o número prescrito de lances. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do adversário por qualquer série de lances legais possíveis."
Apêndice B4b
"Não se aplica o disposto nos artigos 10.2 (Se o jogador, com a vez de jogar, tiver menos de dois minutos em seu relógio,
pode reivindicar um empate antes da queda de sua seta) e ...".

Como se pode observar, no BLZ não é possível a reivindicação do empate com base no art. 10.2.
Poderia então o árbitro decretar o empate com base no art. 6.9 da Lei?
Não poderá por falta de base legal: pelo simples fato que a aplicação do mate é possível.
Portanto, se cair a seta das Pretas, o árbitro terá de decretar vitória das Brancas, porque elas dispõem de um bispo que é material suficiente para aplicar mate no rei Preto.
Suponhamos a seguinte posição final, com o rei Preto em posição de xeque mate:
Rei Preto na casa h1, um dos peões em h2, rei Branco na casa f2 e Bispo das Brancas em f3.
O rei Preto pode levar xeque mate também em a8 (peão preto em a7, Rei Branco em c7 e Bispo das Brancas em c6)
Há outra alternativa interessante que é a hipotética coroação de um dos peões pretos a 'bispo' de casas pretas
que substituiria o peão nas casas h2 ou em a7.

Nos ritmos STD ou RPD o resultado poderia ser outro porque o jogador das pretas certamente reivindicaria empate com base no art. 10.2; e o árbitro decretaria o empate porque a partida não pode ser ganha por meios normais (10.2a)

Art. 10.2a
Se o árbitro concordar que ... não é possível vencer por meios normais, deverá declarar a partida empatada...

Quem estiver interessado em colaborar com questões de arbitragem,
pode enviar email para o
AI Antonio Bento