Arbitragem

138ª Questão: Captura de peça com as duas mãos

26/09/2013 - 17:16

Numa partida de BLZ, pode o jogador em um lance de captura, retirar a peça do adversário com a mão direita, colocando, concomitantemente, sua peça na referida casa com a outra mão e, em seguida, acionar o relógio com a mão esquerda? Qual seria a penalidade a ser aplicada pelo árbitro?

Resposta: A captura está definida no artigo 4, que trata do ato de mover as peças, e deve portanto ser efetuada somente com uma das mãos. Além disso, o acionamento do relógio deve ser feito com a mesma mão que executou o lance.
A penalidade pode variar de uma simples advertência, a concessão de bônus de tempo ao adversário, até a perda da partida em caso de reincidência.
Abaixo, o que a lei atual reza sobre o assunto:
Art. 4.1 - Cada lance deve ser feito somente com uma das mãos.
Art. 6.7"b" - O jogador deve parar seu relógio com a mesma mão com que executou seu lance.

Quem estiver interessado em colaborar com questões de arbitragem, pode enviar email para o AI Antonio Bento