Arbitragem

139ª Questão: BLZ - Lance ilegal (sem acionamento de relógio)

30/09/2013 - 18:55

Numa partida de xadrez BLZ o jogador das brancas faz o lance 20 (impossível) mas não aciona o relógio. Ao perceber que o seu lance 20 é ilegal (colocou o seu próprio Rei em xeque) o branco tenta corrigir o lance 20. Ocorre que antes disso seu adversário (preto) responde ao lance 20. O branco, então, para o relógio e chama o arbitro explicando a situação. Qual deve ser a decisão correta do arbitro?

Resposta:
Há dois aspectos importantes que devem ser frisados no estudo desta questão:
1º O 20º lance do branco somente estaria configurado como 'lance ilegal' completo (sendo passível de reivindicação de vitória por parte do preto, se acusar) caso o branco tivesse acionado o relógio.
2º Não existe obrigatoriedade de o jogador das pretas ter de esperar o branco acionar o relógio para então poder efetuar o seu lance. O importante é que esteja na sua vez jogar.
E, considerando a dinâmica das partidas de BLZ, o preto deve ter respondido imediatamente ao 20º lance branco, possivelmente sem reparar que o rei branco estivesse em xeque e, também, sem perceber que o branco não tivesse acionado o relógio.
Caberia ao branco após a resposta do preto, ao invés de chamar o árbitro, simplesmente realizar o 21º lance, precavendo-se para não deixar em xeque o seu rei.

Conclusão: Não há qualquer irregularidade no 20º lance do jogador das pretas pelo fato de ter respondido ao lance do
branco sem esperar que ele tivesse acionado o relógio.
O árbitro deverá aplicar uma advertência ao branco (por desobedecer o disposto no art. 6.11d) e determinar que a partida tenha prosseguimento.

Lei do Xadrez
Art. 1.1
...Diz-se que um jogador 'tem a vez de jogar', quando a jogada do seu oponente tiver sido feita
Art. 6.11.d.
Se o jogador parar os relógios a fim de procurar assistência da arbitragem, o árbitro deverá determinar
se o jogador tem alguma razão válida para ter feito essa ação. Se for óbvio que não houve razão válida para parar os relógios, o jogador deverá ser
penalizado de acordo com o artigo 13.4
Apêndice B3c
Um lance ilegal está completo assim que o relógio do oponente for posto em movimento.
Antes de fazer o seu próprio lance, o oponente tem o direito de reclamar a vitória.

Esta questão foi-nos sugerida pelo MF/AF Eduardo Arruda, do Rio de Janeiro (RJ), a quem agradecemos a colaboração.

Quem estiver interessado em colaborar com questões de arbitragem, pode enviar email para o AI Antonio Bento