Arbitragem

117ª Questão: Ocorrência de lance ilegal, quando o árbitro deve intervir?

03/04/2015 - 19:49

Pergunta: Quando está concluído um lance ilegal feito pelas Brancas? Quando o árbitro deve intervir?

Reposta: O lance ilegal está concluído (partidas STD, RPD, BLZ ) após o Branco efetuá-lo no tabuleiro e acionar o relógio. Portanto, o árbitro deve intervir após o Branco acionar o relógio. A regra também é válida para partidas envolvendo jogador deficiente visual.
Base Legal: Artigo 7.5, Apêndices A4b e B4