Arbitragem

4º Caso à luz da Lei de Baku: Torre Ponta-Cabeça

18/07/2017 - 16:47

Pergunta: A famosa torre de ponta-cabeça, só será considerada o seu lance ilegal caso ela faça outro movimento, que não o de linha reta. Procede? O árbitro após observar deve colocar a torre na posição correta.
Resposta: A Comissão de Árbitros da FIDE considera que 'torre de ponta cabeça' significa que houve promoção de peão a torre, logo não é promoção a dama, e que o árbitro se observar deve colocar a torre na posição correta, não configurando lance ilegal.
Ocorre que se o jogador fizer algum movimento com a peça promovida que não seja o de torre estará, então, configurado o lance ilegal. É bom lembrar que a colocação de torre ponta cabeça é bem rara nos torneios válidos para rating FIDE.

Twitter Youtube Facebook