Arbitragem

9º Caso à luz da Lei de Baku: Partida iniciada com cores invertidas

20/07/2017 - 16:56

Pergunta: Jogador emparceirado de pretas inicia partida jogando com as peças brancas.
Adversário chega atrasado e joga de pretas embora tenha sido emparceirado de brancas.
Após o jogadores efetuarem o oitavo lance, o árbitro intervem e determina que seja jogada nova partida com as cores corretas, conforme consta do emparceiramento.
O árbitro agiu corretamente?
Resposta: Se a partida começou com cores invertidas, caso menos de 10 lances tenham sido feitos por ambos jogadores, ela deve ser interrompida e uma nova partida ser disputada com as cores corretas. Após 10 lances ou mais, deve continuar. Isto é o que diz o artigo 7.3 da Lei do Xadrez em vigor.
Foi portanto correta a intervenção do árbitro.

Twitter Youtube Facebook