Arbitragem

11º Caso à luz da Lei de Baku: Derrubada de Peça & Acionamento do Relógio sem lance pelo adversário

22/07/2017 - 12:52

Pergunta: Num IRT BLZ, o jogador (brancas) efetua seu movimento, derruba peças no tabuleiro, acionando o relógio e em seguida arruma as peças derrubadas. O adversário (pretas) aciona o relógio rapidamente, mas sem efetuar qualquer lance. Qual deve ser a atitude do árbitro?
Resposta: Segundo a lei do xadrez, o jogador (brancas) que derruba peças no tabuleiro deve restabelecer a posição no seu tempo. O adversário (pretas) pode parar o relógio e pedir assistência do árbitro.
No caso em questão, houve infringência do artigo 7.4.1 por parte do jogador (brancas) e do artigo A.4.2 por parte do adversário (pretas).
O árbitro deve decretar a perda da partida por parte do adversário (pretas) se a derrubada de peça foi de caráter acidental por parte do jogador (brancas). Se for proposital a derrubada de peça, o árbitro deverá decidir, também, qual será o escore do jogador (brancas).

Twitter Youtube Facebook