Arbitragem

93ª Questão:

31/01/2004 - 17:59

Pergunta: Certo jogador ao tentar mover a torre, por exemplo, toca com o braço no rei (caso comum, já que o rei é a peça mais alta e que geralmente está mais próxima do jogador). Ele é obrigado a movimentar o rei?

Resposta: De acordo com a lei do xadrez o jogador somente é obrigado a mover uma peça que deliberadamente tenha tocado. Na pergunta está claro que o jogador tinha a intenção de mover a torre e esbarrou no rei.

Logo o jogador estará obrigado a fazer um lance (legal) com a torre (e não rei) conforme determina o bom senso.

Esta questão foi-nos sugerida por Gustavo Zambrano, a quem agradecemos a colaboração.

Quem estiver interessado em colaborar com questões de arbitragem, favor enviar email para

AI Antonio Bento
com cópia para