Arbitragem

97ª Questão:

08/02/2004 - 16:03

Pergunta: Numa Partida de xadrez relâmpago, um dos jogadores está apenas com o rei, enquanto que o outro conta com várias peças. O que acontece se o jogador com várias peças faz um lance impossível e aciona o relógio do adversário. Qual é o resultado da partida? O jogador que fez o lance impossível perde, ou há empate, pelo fato do outro jogador não possuir mais peças?

Resposta: Esta é uma das questões polêmicas do blitz. Embora já tenha abordado esse caso na 12ª questão, é sempre bom debater questões que causam dúvidas, ainda mais que entre as novas propostas que estão sendo examinadas pelo Comitê de arbitragem há uma que se aprovada nocauteará esta dúvida definitivamente.

Conclusão: Se o jogador fizer um lance ilegal e acionar o relógio perderá a partida se o adversário reivindicar e tiver material para dar mate. Caso contrário a partida será empate. Vide apêndice C3 da Lei do Xadrez.

Nota: Eis a nova proposta que está sob apreciação do Comitê de Arbitragem da FIDE:

Art. .... Em nenhuma circunstância pode um jogador perder a partida se o seu oponente não tiver material suficiente para lhe dar mate.

A propósito, esta e outras sugestões sob exame do Comitê estão num quadro que elaboramos para ilustrar o assunto e que está disponível http://www.persocom.com.br/bcx/oquemudaem2005.htm">no seguinte endereço

Esta questão foi-nos sugerida por Thiago Castilho de Mello, a quem agradecemos a colaboração.

Quem estiver interessado em colaborar com questões de arbitragem, favor enviar email para

AI Antonio Bento
com cópia para