Arbitragem

99ª Questão:

09/02/2004 - 23:05

Pergunta: Já que estamos falando sobre relógios eletrônicos, qual é diferença entre os métodos Fischer e Bronstein?

Resposta: O método Fischer proporciona aos jogadores tempo adicional para cada lance executado, que é devidamente acrescentado ao tempo principal.

Exemplificando: se o ritmo é de 30 minutos (tempo principal) com bônus de 10 segundos para cada lance, sempre que o jogador fizer um lance receberá mais 10 segundos, que automaticamente são acrescentados ao seu tempo principal.

Isso significa que, se o jogador fizer 5 lances rapidamente, 50 segundos extras serão acrescentados ao seu tempo principal e com isso, depois dos 5 lances, terá mais tempo do que dispunha quando começou a partida.

No método Bronstein os jogadores também ganham tempo adicional. Mas a acumulação de tempo não é possível e o jogador pode perder parte do bônus de tempo.

Exemplificando: Numa partida no ritmo de 30 minutos (tempo principal) + bônus de 10' por lance executado, se o primeiro lance for jogado depois de decorridos 4 segundos, os outros 6 (segundos) serão perdidos pois o jogador só recuperaria 4 segundos. Ou seja, no andamento da partida o jogador nunca terá mais tempo do que possuia no início da partida. Não há acumulação como acontece no método Fischer.

O Presidente do Comitê de Arbitragem da FIDE, AI Geurt Gijssen, é um dos maiores entusiastas do método Fischer. Na opinião dele, o método Fischer reduz o número de conflitos praticamente a zero. Jogadores que alcançam vantagens decisivas sempre vencem as partidas.

Quem estiver interessado em colaborar com questões de arbitragem, favor enviar email para

AI Antonio Bento
com cópia para

Twitter Youtube Facebook