Arbitragem

105ª Questão:

11/07/2004 - 21:49

Pergunta: Numa partida de blitz, o jogador das pretas faz o roque posicionando o rei em g8 e a torre metade na casa f8 e a outra metade na casa e8 e aciona o pino do relógio.
Isto configura-se num lance ilegal? Pode o jogador das brancas reivindicar a vitória com base no apêndice c3 da lei do xadrez?


Resposta: A infração cometida pelo jogador (por não ter efetuado o roque conforme determina a lei do xadrez ) não se configura entretanto como lance ilegal, e sim como ação irregular.
No caso de ação irregular, valendo-se do seu bom senso (devido à situação e o apuro de tempo), o árbitro pode aplicar uma das penalidades a que se referem as alíneas a, b ou c do art. 13.4. Logicamente, seria desproporcional a aplicação da perda da partida, referida na alínea d, haja vista que tal penalidade deve ter incidência apenas nas condutas de natureza grave, o que, certamente, não é o caso.

Esta questão foi-nos sugerida pelo enxadrista Átila Rua, a quem agradecemos a colaboração.

Quem estiver interessado em colaborar com questões de arbitragem, favor enviar email para

AI Antonio Bento
com cópia para
ou com cópia para