Arbitragem

108ª Questão:

16/11/2004 - 19:49

Pergunta: No xadrez relâmpago, o jogador que teve o peão levado a 8ª casa
pode parar o relógio para que possa estabelecer a troca do peão por peça ou
ele tem que fazer isso utilizando o seu próprio tempo?


Resposta: O jogador somente pode parar os relógios a fim de procurar a ajuda do árbitro, se tiver um motivo válido; por exemplo, quando ocorrer uma promoção e a peça escolhida (vamos supor a dama) não estiver disponível.
Isto é o que diz o artigo 6.13 b da Lei do Xadrez.

Mas, se a peça estiver disponível, mesmo no relâmpago (blitz), o jogador deve executar o lance no seu próprio tempo.


Esta questão foi-nos sugerida por Malcolm Robinson, a quem agradecemos a colaboração.

Quem estiver interessado em colaborar com questões de arbitragem, favor enviar email para

AI Antonio Bento
com cópia para
ou com cópia para