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Diretrizes sobre o tratamento de jogadores de xadrez com deficiência

27/02/2013 - 14:50

1 - Estas diretrizes serão usadas para todas as competições de xadrez.

2 - Ninguém tem o direito de se recusar a jogar com um jogador deficiente com quem tenha sido corretamente
emparceirado.

3 - Todo local de competição enxadrística deve ser acessível a todos ou deverá estar disponível um local alternativo aceitável com supervisão completa para aqueles que não podem acessar o local indicado.

4 - Deverá ser expedido um folder divulgando a competição. Este folder deve conter um formulário de inscrição com os pontos essenciais e perguntas para o organizador saber se algum potencial competidor tem algum tipo de deficiência que exigirá circunstâncias especiais. O competidor deve informar aos organizadores sobre as circunstâncias especiais com antecedência mínima de 20 dias do início do evento.

5 - Nenhum jogador deficiente deve ser penalizado em conformidade com o disposto na Lei do Xadrez por causa da sua deficiência.

5.1 - Os árbitros devem estar particularmente cientes dos referidos artigos da lei do xadrez que afetem jogadores com deficiência. Isto inclui os artigos 4.9, 6.2e, 6.5, 8.1e, 8.4, 11.3b, 12.2f e o Apêndice D.

6 - Qualquer competidor deficiente que tenha requerido razoavelmente em tempo a colocação de seus equipamentos
em um assento especial tem o direito de fazê-lo, desde que isso não crie desvantagem para seu adversário ou outros competidores. O organizador de evento deve assegurar que as necessidades de ambos os jogadores sejam atendidas.

7 - Todas as informações relevantes deverão estar exibidas antes do início do evento, inclusive mapas do local mostrando a localização dos banheiros, água, café e saídas de emergência.

8 - O organizador e o árbitro chefe devem saber o nº do telefone do hospital local e médico. Em todos os eventos deverá haver um médico de torneio, se possível.

9 - Se um competidor não puder acessar a área onde são servidos café e água, por exemplo, devem ser tomadas providências no sentido de que sejam satisfeitas suas necessidades.

10 - Se um competidor não pode acionar seu próprio relógio ou mover suas próprias peças, um assistente deve estar disponível a menos que o adversário esteja disposto a assumir referida função. Se o oponente estiver atuando como assistente o árbitro chefe pode conceder-lhe um tempo extra de reflexão.

11 - Se um jogador efetuou um pedido prévio, cópias impressas de todas as notícias devem estar disponíveis em letras de grande formato. Se um jogador é incapaz de ler letras mesmo em formato grande, as notícias devem ser lidas para ele.

12 - Em eventos por equipe em que haja uma regra de que se a equipe visitante informou com a devida antecedência que está vindo com eles um jogador com deficiência, é recomendável que a equipe local envide razoáveis esforços para assegurar a participação daquele jogador deficiente.

13 - É recomendável que cada federação nacional de xadrez nomeie um responsável para assuntos relacionados com deficiência.

14 - É altamente recomendável que todos os organizadores de eventos enxadrísticos sigam estas diretrizes.

Questões importantes que devem ser levadas em consideração

Organização do salão do torneio:

1. Apenas um jogo por mesa: caso seja necessário um assistente as mesas devem ser maiores (2 metros de largura,
a fim de caberem os assistentes para deficientes) e devem ser colocadas separadamente.

2. Os corredores entre as fileiras de mesas devem ter o dobro de largura (cadeiras de rodas)

3. Os árbitros devem estar sempre acessíveis aos jogadores.

4. É importante ter pontos adicionais de eletricidade: alguns jogadores com deficiência visual usam uma lâmpada para o seu tabuleiro. Esta lâmpada não deve perturbar o adversário.

5. Os jogadores com deficiência devem jogar no mesmo lugar, se possível. Alguns preferem receber o mesmo tratamento dos outros jogadores.

6. Se possível, os jogadores com deficiência devem ter o mesmo assistente durante toda a competição.

Assistentes:

1. Os assistentes devem ter um mínimo conhecimento de xadrez.

2. Os assistentes para jogadores com deficiência visual devem saber o nome das peças, conforme mencionado no apêndice D da lei.

3. O assistente para jogador com deficiência visual deve informar ao jogador quando se ausentar temporariamente do tabuleiro
de xadrez.

4. Se necessário, o assistente deve sempre anotar os lances da partida: esta é uma ajuda importante para o árbitro.

Organização de Torneio:

1. Organizar uma reunião para todos os jogadores antes da primeira rodada, de preferência no próprio salão do torneio.

2. Em competições somente para jogadores com deficiência, se possível deve ser jogada apenas uma rodada diária.


Árbitro Chefe

1. Após fazer o emparceiramento o árbitro chefe deve decidir manualmente em que tabuleiro cada jogador deve jogar. Os jogadores DV devem sempre jogar no mesmo tabuleiro. Deve ser reservado mais espaço para os jogadores cadeirantes.

2. Reivindicações e propostas de empate podem ser transmitidas via assistentes. Todos os jogadores devem eles mesmos acionar os relógios, exceto aqueles que sejam fisicamente impossibilitados.

3. No caso de apuro de tempo envolvendo jogadores deficientes visuais, o árbitro deve ter em mente que o oponente
vidente pode responder quase imediatamente. O regulamento técnico do torneio deve liberar o jogador DV da obrigação de registrar os lances nos últimos cinco minutos, mesmo quando a partida seja jogada com um incremento pelo menos de 30 segundos. Terminado o período de apuro de tempo, o jogador DV deve, então, atualizar sua planilha.

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