Comunicados

Comunicado CBX nº 051/2023: Comunicado Selo de Qualidade para projetos Educacionais

27/03/2023 - 16:51

Em 20/03/2023 foi instituído um "Selo de Qualidade" para os projetos de xadrez desenvolvidos pelos municípios brasileiros, que será chancelado pela Confederação Brasileira de Xadrez. Este selo será concedido aos municípios cujos projetos tenham sido aprovados em editais específicos e a submissão ao pedido será por demanda contínua. Este selo segue o modelo de certificações já realizados pela CBX.

O objetivo do selo é promover a prática do xadrez nos municípios brasileiros, incentivando a criação de projetos que visem a inclusão social, o desenvolvimento cognitivo e a formação de novos jogadores. Além disso, a iniciativa busca reconhecer e valorizar o compromisso dos municípios em promover o esporte em suas comunidades.

Com o nome de "A cidade que pensa o Xadrez", o selo representa um estímulo à participação das prefeituras na construção de projetos inovadores e sustentáveis. Através de parcerias com escolas, clubes e associações, os municípios poderão desenvolver ações que fomentem a prática do xadrez e estimulem o interesse dos jovens pelo esporte.

Ao conceder o selo, a Confederação Brasileira de Xadrez reconhecerá o esforço dos municípios na promoção do xadrez como ferramenta de inclusão social e formação de novos jogadores. O "Selo de Qualidade - A cidade que pensa o Xadrez" será um importante indicador da qualidade dos projetos desenvolvidos pelos municípios brasileiros, estimulando a criação de novas iniciativas e consolidando o xadrez como um esporte de grande importância social e educacional.

As prefeituras poderão entrar em contato através do e-mail cbx@cbx.org.br e solicitar o edital.