Mini Entrevista com GM Darcy Lima coordenador da CBX para o Xadrez Senior
05/08/2024 - 21:43
versão para impressão
Mini Entrevista com GM Darcy Lima, coordenador da CBX para o Xadrez Sênior
05/08/2024 - 21:43
Mini Entrevista com GM Darcy Lima, coordenador da CBX para o Xadrez Sênior e o momento atual desta faixa
P: O xadrez sênior no Brasil, de uns 2 anos para cá, cresceu muito. A que você atribui este crescimento?
GM Darcy Lima: A Confederação Brasileira de Xadrez, através do presidente Máximo Igor Macedo, entendeu que a categoria sênior ainda não tinha uma política específica e me convidou para coordenar esta faixa etária. Desenhamos conjuntamente uma estratégia para um desenvolvimento progressivo e continuado. Trouxemos o Panamericano de Seniores em 2022 para o Brasil como evento polarizador e investimos no Campeonato Brasileiro de Seniores, aproveitando a ótima condição e apoio da Federação Paraibana de Xadrez para este segmento. Após três Campeonatos Brasileiros, praticamente dobramos o número de participantes e temos cada vez mais participação em Abertos do Brasil de jogadores seniores. Após o Panamericano em 2023 no Peru e 2024 em Cuba, estamos trazendo em 2025 para o Brasil o Panamericano Amador novamente. Também em 2024, o Brasil participou pela primeira vez no Mundial Sênior por equipe em todas as categorias (+50 e +65). Fomos a única equipe sul-americana no evento e um dos quatro países da América com forte presença europeia e asiática.
P: Neste primeiro Mundial por Equipe Seniores que o Brasil participou, tivemos uma participação excelente. Pode nos descrever?
GM Darcy Lima: Tivemos um resultado histórico, ficando em oitavo lugar, ou seja, top 10 mundial, com a equipe +50 (GM Darcy Lima, MN Rogério Becker, MN Paulo Santanna, MN Arnor Serafim). A equipe +65 (MF Herbert Carvalho, MN Ignacio Barreto, MN Elias Moyses, MN Alexandre Letizio) foi bem também, e apenas uma derrota no último match os afastou do top 10.
P: E individualmente, como você está indo?
GM Darcy Lima: Felizmente, tenho ido bem na categoria +50, mesmo estando próximo da categoria +65 (atualmente estou com 62 anos). Nesta categoria sênior, cada ano a parte física e cognitiva faz diferença. Mesmo assim, sou o atual bicampeão sênior panamericano +50 (em 2023 Lima, Peru e 2024 Havana, Cuba) e fui vice-campeão em 2022 (Florianópolis, Brasil). Liderei o Mundial Sênior individual até a oitava rodada em 2023 e, no primeiro tabuleiro do Mundial por equipes de 2024 +50, fiz 7 em 9 ajudando minha equipe a ficar no top 10 do mundo. Sou também bicampeão brasileiro +50 em duas participações.
P: Já tem planos para o próximo Mundial de Equipes em 2025?
GM Darcy Lima: Sim, assim que sair o folder, a Confederação vai lançar seu comunicado convocando e formando as equipes que representarão o Brasil, num formato parecido com o comunicado de 2024. Este ano de 2025, acredito que vamos aumentar a participação em equipes, continuando o engajamento da categoria.