Comunicado CBX nº 148/2024: Nota de Pesar ao falecimento de Pedro de Mendonça Caetano

30/08/2024 - 15:20

Nota de Pesar

É com imenso pesar e profunda consternação que a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) comunica o falecimento do querido Professor Pedro de Mendonça Caetano, uma figura icônica do xadrez paranaense e nacional. Professor Pedro, como era carinhosamente conhecido, foi um árbitro internacional, organizador dedicado e vice-presidente administrativo da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), com uma trajetória marcada por contribuições significativas ao desenvolvimento do xadrez escolar e competitivo no estado do Paraná e em todo o Brasil.

Nascido em Altônia, Paraná, Professor Pedro começou sua carreira no xadrez mais tarde do que muitos, aos 17 anos, mas desde então se dedicou intensamente a promover o esporte dos reis, especialmente em Foz do Iguaçu. Ao longo de sua carreira, destacou-se como um dos maiores e mais respeitados organizadores de eventos enxadrísticos do país, sempre com a missão de oferecer as melhores condições para que jogadores de todas as idades pudessem brilhar. Seu trabalho incansável em prol do xadrez escolar e a formação de novos talentos em Foz do Iguaçu são legados que inspiram e continuarão a moldar o cenário do xadrez por muitos anos.

Professor Pedro deixa um legado inestimável e será sempre lembrado por sua paixão, dedicação e contribuições à comunidade enxadrística. Sua liderança e visão ajudaram a elevar o nível das competições e a fomentar o amor pelo xadrez em jovens e adultos por todo o Brasil. Em momentos difíceis, como a perda de um ente tão querido e admirado, oferecemos nossa solidariedade e apoio aos familiares, amigos e a todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado.

O velório será comunicado em breve pela família. Neste momento de luto, desejamos força e paz a todos que foram tocados pelo trabalho e pela vida do Professor Pedro de Mendonça Caetano.

Nossos mais sinceros sentimentos.

Confederação Brasileira de Xadrez (CBX)