CBX News

I Campeonato Brasileiro de Xadrez Online por Equipes.2020

21/05/2020 - 12:44

A Confederação Brasileira de Xadrez está sempre pensando no melhor para os enxadristas. Neste período de quarentena, o Xadrez é um dos poucos esportes que conseguem ser praticados de forma online e abrangendo todo o território nacional. Para manter a iniciativa de torneios onlines, a CBX promoveu no último final de semana (15 e 16 de maio) o I campeonato Brasileiro de Xadrez Online por Equipes organizado pelo Centro Educacional Xeque Mate (GO) e apoiado pela LRX -liga Matas Vertentes .

O torneio foi dividido em duas categorias (U6400 e U8000), com 28 equipes e 128 jogadores no total. Este novo tipo de categoria utiliza-se da soma do rating dos jogadores. Cada categoria contou com 14 equipes divididas em cinco rodadas. As equipes foram compostas de quatro titulares e um reserva, o que possibilitou os diferentes tipos de estratégias das equipes para jogar cada rodada.

Na categoria U6400 a equipe campeã foi a Xeque-Mate VIP de Goiânia-GO, composta pelos enxadristas Nelson Gomes, Marcos Lopes, Julio Gamboa e Julia Gattamorta. Na categoria U8000 a equipe campeã foi AAS Scacchi, compostas pelos enxadristas Diogo Leite, Christian Avgoustopoulos, Vinícius Saito, Sediney Mari e Marcos Monteiro. Todos esses jogadores receberão o título de Mestre Nacional, desde que cumpridas as exigências financeiras correspondentes.
Na categoria U6400, a equipe Deadly Flowers de São Paulo-SP, composta pelas enxadristas Teodora Ribeiro Parreira, Sabrina Camargo Viertler, Gabriela Goes da Cunha e Catarina Barberi, é considerada Campeã Ex-Aequo da Categoria U6400. Estas jogadoras receberão o título de Mestre Nacional, desde que cumpridas as exigências financeiras correspondentes.
A equipe teve o ponto de um match revertido, pois uma das enxadristas da equipe forneceu um vídeo que não pode ser aberto pela equipe de Arbitragem. Entretanto, após análises do vídeo em questão, constatou-se que a atleta não cometeu nenhuma ilegalidade dentro das normas da competição. Desta forma, a equipe é considerada Campeã Ex-Aequo. A Confederação Brasileira de Xadrez ressalta que diversos outros casos de Campeões Ex-Aequo já aconteceram em muitos e inclusive no Campeonato Brasileiro Absoluto de 1974 com o Campeonato sendo Ex-aqueo do IM A. Segal e o MN Marcio Miranda e no Campeonato Brasileiro Absoluto de 1983 com o titulo sendo dividido pelo GM J. Neto e o MI Marcos Paolozzi
Esta competição foi um sucesso, com adesão de equipes de vários Estados brasileiros e jogadores de todas as regiões. Através deste sucesso, a CBX sabe que está no caminho certo e conseguirá promover aos enxadristas eventos de portes regionais e nacionais para continuar movimentando o xadrez nacional.

Categoria U6400: http://chess-results.com/tnr526732.aspx?lan=10&art=0&turdet=YES&flag=30
Categoria U8000: http://chess-results.com/tnr527157.aspx?lan=10&art=0&turdet=YES&flag=30

Twitter Youtube Facebook