CBX News

Brasil conquista as três vagas para a Copa do Mundo de Xadrez de 2023

12/01/2023 - 04:46

Depois de uma maratona de sete dias de disputas entre Brasil, Bolívia, Equador e Peru, foram conhecidos no último domingo, em Natal, os vencedores do Zonal 2.4 FIDE - CBX 2022. Os enxadristas brasileiros dominaram a competição e conquistaram as três vagas, sendo duas no Absoluto e uma no Feminino, para a Copa do Mundo de 2023. O local da competição ainda será definido pela Federação Internacional de Xadrez.

As duas vagas do Absuluto foram conquistadas pelo Grande Mestre (GM) Alexandr Fier, número 2 do Brasil, que confirmou o seu favoritismo e conquistou o título de campeão, e pelo GM Evandro Barbosa, vice-campeão e segundo classificado. No feminino, a Mestre Internacional (WIM) Kathie Librelato sagrou-se campeã e, consequentemente, a representante do brasileira no mundial.

Classificado para sua sétima Copa do Mundo, o catarinense Fier venceu cinco e empatou quatro das nove rodadas, e considerou a seletiva difícil. - Foi um torneio muito difícil, muito lutado, com emoção até a última rodada, mas tive um desempenho sólido, alguns empates, mas nas horas decisivas consegui fazer os ponque precisava - comentou.

Já o mineiro Evandro Barbosa vai para a sua primeira Copa do Mundo e disse que Natal costuma dar sorte na sua carreira.

- Foi um torneio com bastante emoção, não comecei bem, mas consegui me recuperar e no final deu tudo certo, e Natal é uma cidade que traz bastante sorte, virei Grande Mestre aqui e agora com essa classificação para minha primeira Copa do Mundo - revelou.

Depois de onze rodadas, numa disputa acirrada com Juliana Terao, Kathie Librelato conseguiu a vaga e prometeu treinar forte para chegar bem preparada na sua primeira Copa do Mundo.

- O evento em Natal foi muito bacana, é sempre um prazer estar em competições tão importantes e espero representar bem o Brasil na Copa do Mundo, é um dos maiores eventos a nível mundial e quero treinar muito para chegar bem lá em 2023 - falou.

O pódio Feminino contou com a FM Juliana Terao em segundo lugar e a WFM Jessica Molina, da Bolívia, em terceiro.

Leia em UOL Esportes - http://t.ly/XZH4Q

Leia no Portal Terra - http://t.ly/8In8

Twitter Youtube Facebook