CBX News

Julia Alboredo se torna Mestre FIDE

12/01/2023 - 05:58

Julia Alboredo se torna Mestre FIDE

Enxadrista é a segunda mulher no Brasil com essa titulação, a primeira foi Juliana Terao

A Federação Internacional de Xadrez concedeu nesta semana o título de Mestre FIDE para a enxadrista Julia Alboredo, que atingiu a marca 2.300 pontos. Atual campeã brasileira e em segundo lugar no ranking nacional, Alboredo passa a ser a segunda mulher com essa titulação, a primeira é Juliana Terao, que tornou-se Mestre FIDE em 2017.

O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CB, Máximo Igor Macedo, considerou o título como uma grande conquista para o xadrez feminino. "Trata-se de um resultado histórico, de grande relevância para o xadrez nacional feminino, pois Julia é a segunda brasileira a conquistar este título e diante do que ela vem apresentando nas competições, acreditamos que pode chegar mais longe", comentou.

A grande demonstração de que Julia Alboredo pode alçar voos ainda maiores no xadrez, foi a opção de disputar as finais do Campeonato Brasileiro Absoluto, abrindo mão da defesa do título no feminino. "Sem dúvida é uma demonstração de força, evolução e de muita autoconfiança, pois no Brasileiro em Recife os holofotes estarão todos voltados para ela", disse Igor Macedo.

As finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino acontecem de 15 a 23 de dezembro, na cidade do Recife. As inscrições já ultrapassaram a marca de 150 participantes, dentre eles os principais do Brasil como Luis Paulo Supi e Alexandr Fier, números 1 e 2 do ranking, além das campeãs brasileiras Juliana Terao e Kathiê Librelato.

O grande número de participantes deve-se ao novo formato do Campeonato Brasileiro. "Criamos um modelo mais regionalizado, propiciando a participação de outras regiões do Brasil, como a do Nordeste por exemplo, abrangendo um grande número de participantes e democratizando a competição", explicou o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo.

Twitter Youtube Facebook